A era da liderança

Acordamos todos os dias impulsionados ora pelos nossos sonhos, ora pela nossa realidade. Quando pela realidade, despertamos em vista dos compromissos assumidos e que precisam ser realizados, senão teremos problemas à frente. Quando pelos sonhos, despertamos motivados sabendo que cumprir com determinada tarefa, naquele dia e momento, pode nos aproximar cada vez mais de um objetivo, até então, idealizado.
Diante de tantas obrigações e agendas cheias, muitas vezes somos direcionados por pessoas a seguir o nosso caminho. Em empresas, a estas pessoas, dá-se o nome de liderança, porém tenho percebido que o significado da palavra não está coerente com a sua prática.
Liderança, segundo o conceito, tem um caráter inspirador como sendo esta a sua principal característica.
Nos trabalhos de coaching em grupos que tenho desenvolvido nas empresas, o papel do líder está equivocado. O líder, neste contexto, tem se apresentado como o chefe. Este, por sua vez, comanda, dá as diretrizes e funciona como agente controlador.
Este modelo mostrou-se eficiente em outros momentos da nossa história. Hoje em dia, com toda a tecnologia que nos permite interação e nos dá abertura para a manifestação de nossas vontades e desejos, espera-se como agente direcionador um líder que nos inspire em busca de nossos sonhos, que de tão legítimos precisam ser respeitados.
Liderança é um desafio nos dias atuais. Ser líder é chic, é cool, é contemporâneo. E ainda, infelizmente, para poucos. Porém, estamos no caminho para o despertar de novas lideranças.
E onde está este tipo de liderança? Desejo que este tipo de líder esteja bem próximo de você. Que saia das capas dos livros que retratam a vida dos grandes nomes do Brasil e da história e que esteja ao seu lado, ou dentro de você, participando da sua realidade para a construção dos seus sonhos.
Seja o líder de sua própria história e busque estar ao lado de pessoas que te inspirem e que abram seus olhos e sua mente para todas as possibilidades que a vida nos dá e que estão ao nosso alcance, afinal, todos nós temos todos os recursos que precisamos, basta somente acessá-los.
E finalizo esta coluna com a frase de um grande líder - Martin Luther King:
“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”